Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Quinta-feira, 14 de novembro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

PSD retira candidatura e declara apoio a Hugo Motta na sucessão de Lira na Câmara

Política

PSD retira candidatura e declara apoio a Hugo Motta na sucessão de Lira na Câmara

Com o apoio do partido de Kassab, candidato do Republicanos tem agora um bloco partidário que representa 429 deputados

PSD retira candidatura e declara apoio a Hugo Motta na sucessão de Lira na Câmara

Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

Por: Metro1 no dia 13 de novembro de 2024 às 14:50

Antonio Brito, do PSD, retirou sua candidatura à presidência da Câmara e anunciou que o partido passará a apoiar Hugo Motta (Republicanos-PB). Com essa aliança, Motta — que também conta com o apoio do atual presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL) — agora reúne um bloco de partidos que soma 429 deputados, número bem acima dos 257 necessários para vencer a eleição já no primeiro turno.

A informação é do jornal O Globo. De acordo com a reportagem, o anúncio ocorreu após uma reunião da bancada do partido na Casa, com a participação do presidente do PSD, Gilberto Kassab. "Após conversas com o candidato Hugo Motta e o debate que trouxemos sobre a proporcionalidade e do cumprimento do tamanho do partido na Casa, a bancada decidiu pela minha proposta de retirar a candidatura a presidente da Câmara", disse Brito.

Motta já reuniu apoio de um amplo leque de partidos, o que pressionou os adversários a desistirem. O candidato já havia confirmado os apoios de PL, PT-PCdoB-PV, PP, Republicanos, MDB, PDT, PSDB-Cidadania, PSB, Podemos, Solidariedade, PRD e Rede. A expectativa é que apenas PSOL e Novo não se aliem a Motta.