Política
Alcolumbre arbitra disputa entre PT e MDB por comissão influente no senado
Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) é responsável pela análise de pautas econômicas do governo e pela sabatina de diretores do Banco Central indicados pelo governo
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Davi Alcolumbre (União-AP), favorito para presidir o Senado a partir de 2025, está mediando uma disputa entre PT e MDB pelo comando da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), uma das mais influentes da Casa.
As bancadas dos dois partidos decidiram apoiar à candidatura de Alcolumbre à presidência do Senado em troca do comando da comissão, que é responsável pela análise de pautas econômicas do governo e pela sabatina de diretores do Banco Central indicados pelo governo.
De acordo com interlocutores, Alcolumbre já teria prometido a presidência da CAE ao MDB, e comunicou aos senadores petistas que não poderá atender à solicitação do partido.Alcolu Em conversas, o PT também requisitou a primeira vice-presidência do Senado, mas Alcolumbre informou que o cargo já está destinado ao PL, partido de Jair Bolsonaro.
Como alternativa, Alcolumbre ofereceu ao PT a segunda vice-presidência do Senado e o comando de outra comissão, possivelmente a de Relações Exteriores. A bancada petista agora busca uma reunião com o presidente Lula para discutir os termos de apoio ao candidato, embora o encontro dependa da recuperação médica de Lula após um acidente.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.