Política
Ministra fala em avanços no setor cultural em pronunciamento em rede nacional
Ministra da Cultura, Margareth Menezes, fez um pronunciamento em rede nacional em comemoração ao Dia Nacional da Cultura
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Na noite de segunda-feira (4), a ministra da Cultura, Margareth Menezes, fez um pronunciamento em rede nacional em comemoração ao Dia Nacional da Cultura. A ministra destacou avanços nas políticas culturais desde o início do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como a aprovação da Lei Paulo Gustavo, a criação da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura e a ampliação da Lei Rouanet.
Durante o discurso, a ministra fez críticas diretas à gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mencionando o corte de verbas e o desmantelamento de estruturas do setor cultural. “Vocês se lembram o quanto a cultura foi maltratada pelo governo anterior. Acabaram com o Ministério, cortaram verbas, sucatearam o setor”, afirmou.
Margareth Menezes também anunciou que o governo Lula pretende realizar o maior investimento da história na cultura, com a previsão de um aporte de R$ 15 bilhões para estados e municípios até 2027. Segundo a ministra, o objetivo é garantir um apoio contínuo e fortalecer o reconhecimento da cultura no país.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.