Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

STF retoma julgamento sobre legalidade da revista íntima em presídios

Política

STF retoma julgamento sobre legalidade da revista íntima em presídios

Análise do caso estava suspensa desde maio deste ano, sob pedido de vista do ministro Cristiano Zanin

STF retoma julgamento sobre legalidade da revista íntima em presídios

Foto: Antonio Augusto/STF

Por: Metro1 no dia 18 de outubro de 2024 às 08:17

O Supremo Tibunal Federal (STF) retoma, nesta sexta-feira (18), o julgamento do recurso que discute a validade da revista íntima em vinsitantes de presos. A análise do caso estava suspensa desde maio deste ano, sob pedido de vista do ministro Cristiano Zanin. 

Na revista íntima, o visitante precisa ficar parcialmente ou totalmente nu e, por vezes, tem que se agachar e expor os órgãos genitais à observação de agentes penitenciários.

A discussão pretende invalidar a prática, justificando que ela ofende o princípio da dignidade humana. Como alternativa, há sugestão de substituir o procedimento pelo uso de equipamentos de inspeçao corporal, como scanners. A ideia é dar prazo de 24 meses para implantar a medida, neste periodo os estados comprariam os equipamentos.

No supremo, há cinco votos no sentido de proibir a revista íntima, e quatro votos indicando que ela deve acontecer de forma excepcional, justificado para cada caso específico, com a concordância dos visitantes e a possibilidade de responsabilizar autoridades por irregularidades.

O Ministério Público do Rio Grande do Sul recorreu alegando que a situação cria uma “imunidade criminal”, dando salvo-conduto para aqueles que pretendem entrar com drogas no sistema carcerário.