Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Causa animal perde força em Salvador: entre 9 candidatos, apenas um garante vaga na CMS

Política

Causa animal perde força em Salvador: entre 9 candidatos, apenas um garante vaga na CMS

Levantamento realizado pelo Metro1 aponta que, dos nove candidatos que defenderam a causa animal nas eleições de Salvador, apenas um garantiu vaga na Câmara

Causa animal perde força em Salvador: entre 9 candidatos, apenas um garante vaga na CMS

Foto: Divulgação/CMS

Por: Daniela Gonzalez no dia 11 de outubro de 2024 às 18:29

As eleições municipais de 2024 em Salvador registraram uma queda significativa no número de candidatos eleitos que levantaram a bandeira da causa animal. De acordo com levantamento do Metro1, dos nove candidatos defensores da causa, apenas Marcelle Moraes (União Brasil) garantiu uma cadeira na Câmara. Reeleita com quase 10 mil votos, Marcelle será a única representante dos pets no Legislativo Municipal em 2025.

Nomes conhecidos, como Carol dos Animais (PSDB), apoiada pelo ex-marido e ex-deputado Marcell Moraes, não tiveram o mesmo sucesso. Carol era vista como uma alternativa à vereadora Marcelle Moraes, que se distanciou do irmão Marcell nos últimos anos. Ana Rita Tavares, advogada e ex-vereadora que chegou a assumir o cargo duas vezes e foi uma das primeiras a conquista vaga no Legislativo Municipal com essa bandeira, ficou apenas como suplente, com mais de 3 mil votos.

Após a eleição deste domingo (6), em entrevista ao Jornal da Cidade, Marcelle Moraes afirmou que a causa animal "não tem um teto de votos, mas tem um avaliador de qualidade", ressaltando que, embora o número de candidatos tenha crescido, a conversão do apoio popular em votos concretos se revelou bastante diferente do esperado.

Candidatos e seus resultados:

Carol Dos Animais - (PSDB) - 4.196 votos
Jair Dos Animais - (PODE) - 518 votos
Marcelle Moraes - (União) - 9.997 votos
Ana Rita Tavares - (MDB) - 3.888 votos
Constança Docelar (PL) - 4.228 votos
Alexandra Deering - (PSD) - 867 votos
Patruska - (PSDB) - 3.054 votos
Janaina Rios - (UNIÃO) - 1.834 votos
Aglaupe Oliveira  - (PP) - 237 votos

Limitações

A tentativa de apelar à defesa dos animais mostrou suas limitações, evidenciando que o uso de slogans ou a simples menção aos pets já não garantem votos. O cenário político em Salvador, nas eleições de 2024, revelou que a vinculação a pautas isoladas já não é suficiente para conquistar o eleitorado. Além dos defensores dos animais, figuras públicas com grande presença nas redes, religiosos e militares também enfrentaram obstáculos. Poucos conseguiram sucesso. Entre os sete candidatos ligados às forças de segurança, por exemplo, nenhum foi eleito.

Cenário Nacional

Um levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) identificou 494 candidatos em todo o país que usaram termos como "protetor", "pet" e "defensor" para descrever suas campanhas voltadas à causa animal.