Política
Cármen Lúcia evita comentar sobre caso Marçal
Presidente do TSE ressalta seu papel imparcial como juíza em todo o Brasil
Foto: Agência Brasil/Valter Campanato
Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), informou que não se pronuncia sobre candidatos. "Eu não falo sobre candidato algum porque sou juíza do Brasil inteiro", afirmou. Sua declaração ocorreu após questionamento da EXAME sobre processos judiciais envolvendo o candidato à prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB).
No último sábado, 5, a Justiça Eleitoral de São Paulo suspendeu a conta de Marçal no Instagram por 48 horas. A medida foi tomada devido à divulgação de um laudo anônimo que alegava que o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), também concorrente ao cargo, é dependente químico. O tribunal determinou que outros perfis de Marçal que promovam o laudo falso também sejam suspensos.
Além disso, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), intimou Marçal a prestar depoimento em até 24 horas. A intimação foi motivada pelo “uso sistemático” do X (anteriormente Twitter) após o bloqueio.
Moraes recebeu um relatório da Polícia Federal confirmando o uso da rede social pelo candidato, que pode caracterizar abuso de poder econômico e uso indevido da comunicação, levando à possibilidade de cassação do registro ou diploma e inelegibilidade. A decisão e o relatório foram encaminhados a Cármen Lúcia.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.