Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Terça-feira, 31 de dezembro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

STF faz segunda audiência de conciliação sobre marco temporal

Política

STF faz segunda audiência de conciliação sobre marco temporal

Audiência foi convocada pelo ministro Gilmar Mendes

STF faz segunda audiência de conciliação sobre marco temporal

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 28 de agosto de 2024 às 09:53

O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza nesta quarta-feira (28) a segunda audiência de conciliação que envolve o marco temporal para demarcação de terras indígenas.

Pela tese do marco temporal, os indígenas só possuem direito às terras que estavam em sua posse no dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal, ou que estavam em disputa judicial na época.

A audiência foi convocada pelo ministro Gilmar Mendes, relator das ações protocoladas pelo PL, o PP e o Republicanos para manter a validade do PL que reconheceu o marco e processos nos quais entidades que representam os indígenas e partidos governistas contestam a constitucionalidade da tese.

Além de levar o caso para conciliação, Mendes negou pedido de entidades para suspender a deliberação do Congresso que validou o marco, decisão que desagradou aos indígenas. As reuniões estão previstas para seguir até 18 de dezembro deste ano.

Na prática, a realização da audiência impede a nova decisão da Corte sobre a questão e permite que o Congresso ganhe tempo para aprovar uma proposta de emenda à Constituição (PEC) para confirmar a tese do marco na Carta Magna.