Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Quarta-feira, 01 de janeiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Ministério Público de SP abre força tarefa para investigar acidente aéreo envolvendo VoePass

Política

Ministério Público de SP abre força tarefa para investigar acidente aéreo envolvendo VoePass

O MP de São Paulo ainda afirma ter derrubado mais de 40 perfis nas redes sociais que tentavam aplicar golpes ou divulgaram imagens de corpos do acidente

Ministério Público de SP abre força tarefa para investigar acidente aéreo envolvendo VoePass

Foto: Divulgação/VoePass

Por: Metro1 no dia 14 de agosto de 2024 às 14:54

O procurador-geral de Justiça de São Paulo, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, instaurou uma força-tarefa para investigar o acidente aéreo da Voepass, que causou a morte de 62 pessoas em Vinhedo, São Paulo, na última sexta-feira (9). O objetivo é investigar em quais circunstâncias ocorreu a queda do avião, para eventual responsabilização civil e criminal de pessoas e das companhias.

Conforme a Resolução 1.900/2024, publicada nesta quarta-feira (14), no Diário Oficial, a Força-Tarefa Voo 2283 está vinculada à Subprocuradoria-Geral de Justiça Criminal. Também participaram das investigações, a Subprocuradoria-Geral de Justiça Institucional, Cível e Tutela Coletiva e o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Cíveis e de Tutela Coletiva. 

Oliveira e Costa considerou "a complexidade envolvida no entorno da apuração de acidentes aéreos com vítimas fatais, que apontam a imprescindibilidade de investigação e promoção das eventuais ações civis e criminais, inquestionável a necessidade de atuação conjunta e integrada entre os órgãos de execução, visando a maior eficiência e celeridade no desempenho das funções constitucionais do Ministério Público", assim como "a necessidade de promover e facilitar o atendimento aos familiares das vítimas envolvidas".

A força tarefa será integrada ainda pelos promotores criminais de Vinhedo, do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), do CyberGaeco e do NAVV (Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência), bem como por membros das Promotorias do Consumidor de Vinhedo e de São Paulo. O NIGC (Núcleo de Inteligência e Gestão do Conhecimento) do CAEx (Centro de Apoio à Execução) prestará auxílio.


Promotoria derruba 40 perfis suspeitos de aplicar golpes

Desde a última sexta-feira (9), data do ocorrido, o Ministério Público de São Paulo afirma ter derrubado mais de 40 perfis nas redes sociais que tentavam aplicar golpes ou divulgaram imagens de corpos do acidente. Por meio de nota, a Promotoria diz que o CyberGaeco, em parceria com o Cyber Lab do Ministério de Justiça, apuram contas falsas que alegam levantar recursos em favor das famílias das vítimas do desastre aéreo em Vinhedo (SP). 

Segundo o órgão, 31 perfis que exibiam imagens dos mortos e 12 que tentavam aplicar golpes foram derrubados. Ainda, o MP-SP diz que se mobiliza para dar apoio psicológico, social e jurídico às famílias das vítimas.

A Promotoria tem dois canais diretos para contato dos familiares, por meio do e-mail apoiovinhedo@mpsp.mp.br e do WhatsApp (11) 96591-1372.