Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 04 de julho de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Após confusão entre deputados na Alba, presidente da assembleia diz que "não se pode evitar" discussões acaloradas

Política

Após confusão entre deputados na Alba, presidente da assembleia diz que "não se pode evitar" discussões acaloradas

O deputado ainda destacou a importância do 2 de Julho para a história da independência do país

Após confusão entre deputados na Alba, presidente da assembleia diz que "não se pode evitar" discussões acaloradas

Foto: Reprodução/Youtube

Por: Metro1 no dia 02 de julho de 2024 às 10:59

 

O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Adolfo Menezes, esteve presente no desfile de 2 de Julho — Dia de Independência do Brasil na Bahia e destacou a importância da data para a história do país, além de comentar sobre o caso de confusão na Alba entre deputados da oposição contra Marcelo Galo (PT) e Olívia Santana (PcdoB). 

Em declaração feita à Rádio Metropole, Adolfo comentou sobre o caso de confusão dos também deputados estaduais Diego Castro e Leandro de Jesus, ambos do PL, que no último dia 27 de junho, abriram uma representação no Conselho de Ética da Alba contra os deputados Marcelino e Olívia, acerca de uma suposta quebra de decoro dos parlamentares durante a sessão realizada no dia 18 de junho.

De acordo com o deputado, a sua atuação como presidente da Assembleia é de pacificar, mas que não se pode evitar discussões acaloradas. “É normal nas casas legislativas, Congresso Nacional, assembleias, a gente sempre assiste aí pelo mundo, às vezes discussões acaloradas, temas complexos, chegam ou tentam chegar as vias de fato. Não é recomendável, mas não pode evitar. São todos colegas, acredito que depois do calor daquela hora ali dos discursos inflamados as coisas voltam ao normal”, afirmou. 

Na ocasião, as discussões acaloradas da sessão foram sobre o PL do Aborto, que está em tramitação na Câmara dos Deputados. A deputada Olívia Santana associou o “bolsonarismo” ao estupro, provocando imediata reação dos aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no plenário da Casa. 

Marcelino Galo chegou a empurrar Diego Castro, que, em sua representação, lembrou que o “conceito de decoro parlamentar está intrinsecamente ligado à conduta ética e moral dos membros do parlamento”.

Ainda segundo Adolfo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que está na Bahia, junto ao ministro da Educação, Camilo Santana, devem buscar destaque ao 2 de Julho, para que mais brasileiros e baianos conheçam sobre a importância da data para a independência do país. “Esta data é importantíssima para o nosso país que há 201 anos, homens e mulheres daqui da Bahia botaram realmente os portugueses que ocupavam essas terras para ir embora. Então só aí nasceu a nossa independência”, completou.