Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 06 de julho de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Lula afirma que não tem intenção de alterar modelo de aposentadoria de militares

Política

Lula afirma que não tem intenção de alterar modelo de aposentadoria de militares

A ministra Simone Tebet estava avaliando incluir a alteração na aposentadoria dos militares no pacote de corte de gastos

Lula afirma que não tem intenção de alterar modelo de aposentadoria de militares

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Por: Metro1 no dia 28 de junho de 2024 às 11:52

O presidente Lula (PT) afirmou, nesta quarta-feira (26), que não tem a intenção de alterar a legislação sobre a aposentadoria de membros das Forças Armadas do Brasil. A possibilidade de alguma mudança havia sido levantada pela ministra Simone Tebet (do Planejamento).

Tebet estava avaliando incluir a alteração na aposentadoria dos militares no pacote de corte de gastos, que deve ser entregue na próxima semana ao presidente. Lula, no entanto, deixou claro que esta não é uma opção e disse que já passou o recado aos militares pelo ministro da Defesa, José Múcio.

"Eu falei pro Múcio: 'pode avisar aos comandantes que isso nem passa pela minha cabeça'", disse o presidente ao portal UOL. “Falei para não ficarem pressionando”, emendou.

Na última Reforma da Previdência, os militares ficaram de fora das mudanças e conseguiram mantes seus direitos previdenciários. Segundo dados do Tribunal de Contas da União (TCU), o gasto per capita do regime previdenciário dos militares pode ser 16 vezes maior do que o dos civis, pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A diferença gerou um déficit anual de R$ 158,8 mil por militar, contra R$ 69 mil de servidores civis.