Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Lula celebra soltura de Julian Assange: "O mundo está um pouco melhor e menos injusto"

Política

Lula celebra soltura de Julian Assange: "O mundo está um pouco melhor e menos injusto"

O ativista e jornalista é acusado de divulgar documentos oficiais do governo americano

Lula celebra soltura de Julian Assange: "O mundo está um pouco melhor e menos injusto"

Foto: Agência Brasil/Ricardo Stuckert/PR/New Media Days/Peter Erichsen

Por: Metro1 no dia 25 de junho de 2024 às 14:27

Atualizado: no dia 25 de junho de 2024 às 15:45

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) celebrou a libertação de Julian Assange, fundador do WikiLeaks, nesta terça-feira (25) após acordo com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos. O ativista e jornalista foi solto da prisão no Reino Unido, onde estava encarcerado há cinco anos. 

Após sair da prisão de segurança máxima de Belmarsh, na última segunda-feira (24), Assange embarcou em um voo privado com destino às Ilhas Marianas do Norte, território ultramarino americano no Pacífico, com escala em Bangkok, na Tailândia.

“O mundo está um pouco melhor e menos injusto hoje. Julian Assange está livre depois de 1.901 dias preso. Sua libertação e retorno para casa, ainda que tardiamente, representam uma vitória democrática e da luta pela liberdade de imprensa”, disse Lula nas redes sociais.

No último ano, durante uma visita a Londres, o presidente brasileiro já havia defendido a libertação de Assange. O ativista vai se declarar culpado por divulgar de milhares de documentos confidenciais do governo americano, em troca de uma pena de 62 meses de prisão, mesmo tempo que cumpriu no Reino Unido.

Em caso do acordo ser aprovado por um juiz federal dos EUA, Assange pode retornar imediatamente à Austrália. A audiência para homologar o acordo está agendada para esta quarta-feira (26).