Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 03 de agosto de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Paulo Pimenta critica onda de fake news sobre tragédia no Rio Grande do Sul

Política

Paulo Pimenta critica onda de fake news sobre tragédia no Rio Grande do Sul

Nos últimos dias, o ministro tem sido alvo de diversas notícias falsas

Paulo Pimenta critica onda de fake news sobre tragédia no Rio Grande do Sul

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 20 de maio de 2024 às 07:31

O ministro Paulo Pimenta, indicado pelo presidente Lula (PT) para coordenar as ações do governo federal no Rio Grande do Sul, voltou a criticar a onda de notícias falsas sobre a tragédia que atinge o estado.

Nos últimos dias, Pimenta tem sido alvo de diversas fake news. As mais recentes publicações afirmavam que ele não bebeu a água fornecida por um filtro enviado pelo governo federal ao Rio Grande do Sul.

"A gente percebe neste momento 3 grandes discursos. Em primeiro lugar, o discurso da extrema direita, que é necessariamente das fake news e das mentiras. Isso se deve se fato de que as tragédias são os momentos em que o poder público e as políticas públicas aparecem com muita força e a sociedade enxerga o papel do Estado", publicou o ministro no X, antigo Twitter.

"Para a extrema direita, é fundamental construir uma narrativa de que o Estado é ineficiente, que é cada um por si, que as políticas públicas não funcionam. Foi assim que eles fizeram na pandemia", finalizou. O governo Lula já acionou a Polícia Federal e a Advocacia-Geral da União para investigar, identificar e responsabilizar pessoas que propagam fake news.