Política
Após embate com Padilha, Lira avisa que vai priorizar projetos da oposição
Ainda não foram definidas quais CPIs devem avançar; a primeira etapa do contra-ataque se concretizou na sessão desta terça: a Câmara aprovou um requerimento de urgência para acelerar a tramitação de um projeto contra o MST
Foto: Digulgação/Câmara
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), avalia a abertura de até cinco Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) na Casa.
Uma semana após subir o tom contra o ministro Alexandre Padilha (PT), responsável pela articulação política do governo Lula (PT), o parlamentar indicou a aliados que dará seguimento a diversos pedidos da oposição bolsonarista.
Em reunião de líderes nesta terça-feira (16), Lira chegou a cogitar instalar cinco comissões parlamentares de inquérito de uma só vez. Na reunião o deputado não comentou sobre as últimas crises com o governo e com Padilha.
Deputados ouvidos pela CNN afirmam que ainda não foram definidas quais CPIs devem avançar. A ideia é que os líderes partidários cheguem a um acordo e apresentem uma lista ao presidente da Câmara.
Contra-ataque
No entanto, a primeira etapa do contra-ataque se concretizou na sessão desta terça: a Câmara aprovou um requerimento de urgência para acelerar a tramitação de um projeto contra o MST. De autoria do deputado Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS), a proposta restringe o acesso dos sem-terra envolvidos em ocupações de terra a programas sociais do governo.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.