Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Segunda-feira, 28 de outubro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Política

/

Em meio a disputa por Essequibo, ministros da Guiana e Venezuela se reúnem no Itamaraty

Política

Em meio a disputa por Essequibo, ministros da Guiana e Venezuela se reúnem no Itamaraty

O encontro contará com a mediação do chanceler brasileiro Mauro Vieira

Em meio a disputa por Essequibo, ministros da Guiana e Venezuela se reúnem no Itamaraty

Foto: Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 25 de janeiro de 2024 às 07:28

Atualizado: no dia 25 de janeiro de 2024 às 07:37

Os ministros das Relações Exteriores da Guiana e Venezuela se reunirão, às 9h30 desta quinta-feira (25), para discutir a disputa territorial na região de Essequibo. O encontro está previsto para ocorrer no Palácio Itamaraty, em Brasília, com mediação do chanceler brasileiro Mauro Vieira. 

Em dezembro, o Brasil já havia mediado a primeira reunião entre os países. Na ocasião, o governo federal enviou o assessor especial da Presidência, Celso Amorim, para participar do encontro que ocorreu no Caribe, em São Vicente e Granadinas.

Além da reunião desta sexta, o governo brasileiro fará mais um movimento de aproximação com a Guiana no próximo domingo (28), quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajará ao país para participar da cúpula da Comunidade dos Estados do Caribe (Caricom).

Essequibo
O território de Essequibo é disputado por Venezuela e Guiana há mais de um século. Desde o fim do século 19, a região está sob controle da Guiana e representa 70% do atual território do país, e lá moram 125 mil pessoas.

Diante do desejo da Venezuela em anexar Essequibo ao seu território, um referendo foi feito com a população, que aprovou a incorporação da região. Pouco tempo depois, o líder venezuelano Nicolás Maduro divulgou oficialmente um “novo mapa”, que já contava com a anexação.