Política
Política
Em Salvador, Lula diz que o Brasil precisa “pagar, de uma vez por todas, a dívida com o povo africano”
Ainda em seu discurso, o presidente confirmou que no próximo dia 13 de fevereiro viajará para o Egito e, de lá, seguirá para a Etiópia, onde vai participar do Congresso da União Africana
Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Lula (PT) está em Salvador para a assinatura do acordo entre os governos federal e estadual e o Senai Cimatec para a criação do Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia. Na solenidade, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (18), o petista falou sobre as relações internacionais do Brasil e disse que o país precisa pagar “uma dívida histórica” com as nações africanas.
“O Brasil precisa, de uma vez por todas, retribuir a dívida histórica que nós temos com o povo africano. Como o Brasil é um país pobre, que não pode pagar sua dívida em dinheiro, a gente paga em transferência de conhecimento, de políticas públicas bem sucedidas, em tecnologia”, declarou o presidente.
O evento contou com participação do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), do ministro Rui Costa (PT), do vice-governador Geraldo Jr. e dos senadores Otto Alencar (PSD) e Jaques Wagner (PT), além de representantes do setor empresarial. A Metropole fez uma cobertura especial do evento, com Mario Kertész.
Ainda em seu discurso, o presidente confirmou que no próximo dia 13 de fevereiro viajará para o Egito e, de lá, seguirá para a Etiópia, onde vai participar do Congresso da União Africana. Ele também lembrou que o Brasil será sede do G-20 neste ano e em 2024 vai sediar a COP-30, no Pará, e uma reunião dos Brics.
Para Lula, o país vem recuperando seu protagonismo nas relações internacionais. “Esse país nunca teve a oportunidade de se transformar numa grande nação como temos agora. O Brasil fez uma coisa extraordinária de recuperar sua relação internacional. Posso dizer a vocês que o Brasil voltou a ser protagonista internacional, voltou a ser respeitado no mundo”, disse.
Confira o discurso:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.