Política
Lula e Alckmin celebram marco de um ano da vitória no 2º turno sobre Bolsonaro
No dia 30 de outubro de 2022 ocorreu o segundo turno entre Lula e Bolsonaro, quando o petista saiu vitorioso com 50,90% dos votos válidos, uma diferença de cerca de 2 milhões de votos
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Esta segunda-feira (30) marca um ano desde a vitória do de Lula (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) nas urnas na eleição de 2022. Nas redes sociais, o presidente e o vice celebraram a data.
“Há um ano, a democracia vencia nas urnas. De lá pra cá retomamos programas sociais, reduzimos o desmatamento e o desemprego, recuperamos a imagem do Brasil no mundo e a vida melhorou”, escreveu o presidente em uma rede social.
Na postagem, Lula também perguntou como os brasileiros avaliam este um ano após sua vitória. Já o vice-presidente também usou suas redes sociais para celebrar o momento que traduziu como “o mais feliz” da sua vida pública.
“Há um ano, tive um dos momentos mais felizes da minha vida pública: vi o povo brasileiro dizer não à divisão, ao ódio e à ignorância. Foi um retumbante ‘sim’ à democracia, à justiça social e aos valores prósperos e fraternos que nos fazem brasileiros”, escreveu Alckmin, complementando que, para ele, é“uma honra” ver o comprometimento do presidente Lula.
No dia 30 de outubro de 2022, ocorreu o segundo turno entre Lula e Bolsonaro. O petista saiu vitorioso com 50,90% dos votos válidos, uma diferença de cerca de 2 milhões de votos. No primeiro turno, a diferença entre os dois havia sido maior: 6 milhões de votos, 48,43% para o petista e 43,2% para o candidato que tentava a reeleição. No mesmo dia, após o resultado final das urnas, em um discurso em São Paulo, o presidente eleito já considerava o dia como histórico.
“Neste 30 de outubro histórico, a maioria do povo brasileiro deixou bem claro que deseja mais e não menos democracia”, disse no discurso de vitória.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.