Política
TRF-4 declara Appio suspeito na Lava Jato e anula todas as decisões do juiz ligadas à operação
Appio substituiu o juiz Sérgio Moro nas investigações, que também foi declarado suspeito
Foto: Reprodução/Justiça Federal
O TRF- 4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) reconheceu a suspeição do juiz federal Eduardo Appio no âmbito da Lava Jato e anulou todas as decisões do magistrado relacionadas à operação.
A decisão foi tomada na última quarta-feira (6) pela oitava turma da Corte de forma unânime. Votaram o relator do caso, Loraci Flores de Lima, o desembargador federal Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz e o juiz federal Danilo Pereira Júnior. O desembargador federal Marcelo Malucelli integra o colegiado, mas foi considerado impedido para julgar o caso, já que Appio é investigado pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) por ameaçar o filho de Malucelli.
Appio está afastado do cargo de juiz federal da Lava Jato desde maio, por decisão do Conselho do TRF-4. O entendimento do tribunal se baseou na argumentação feita pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes, que declarou a suspeição do então juiz Sergio Moro para processos da Lava Jato envolvendo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Appio era substituto de Moro na investigação.
Também na última quarta, o ministro Dias Toffoli, do STF, invalidou provas do acordo de leniência da Odebrecht e disse que a prisão pela Lava Jato de Lula pode ter sido "um dos maiores erros judiciários da história do país".
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.