Política
Rui Costa diz que governo aguarda autorização do TCU para renegociar contrato com ViaBahia
A declaração foi feita pelo ministro da Casa Civil em entrevista concedida, nesta quarta-feira (16), ao programa "Bom Dia, Ministro"
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Ao afirmar que estava ciente sobre a insatisfação da população com a ViaBahia, o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), anunciou que renegociará o contrato da concessionária de rodovias.
“Eu sei da reclamação. Vamos renegociar o contrato a partir da autorização do TCU [Tribunal de Contas da União], para que seja possível voltar a investir na [BR] 116. Temos projetos importantes de infraestrutura hídrica, barragens, duplicação de rodovias como a 101 e a 116. São muitos investimentos no Estado, assim como no Brasil", afirmou.
A declaração foi feita nesta quarta-feira (16) em entrevista concedida ao “Bom Dia, Ministro”. Durante o programa, Rui Costa explicou detalhes sobre o Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que tem como uma de suas prioridades o aperfeiçoamento do setor de transportes brasileiros.
Como medida inicial, o ministro declarou que a estrada entre o município de Maraú (BA) e Brasília (DF) já está no Novo PAC, licitada. O petista assegurou que acompanhará o ministro dos Transportes, Renan Filho, “no ato de assinatura da ordem de serviço nos próximos dias”.
Outras novidades
O ex-governador também aproveitou o momento para comentar a respeito da entrega da nova etapa do sistema metroviário que liga Salvador e Lauro de Freitas, afirmando que ela está “sendo concluída e vai entrar em operação em breve”.
Outro tópico abordado por Rui foi o estaleiro de Maragogipe. O ministrou explicou sobre o retorno das operações a partir de novos investimentos que a Petrobras fará no âmbito do Novo PAC. “Temos R$300 bilhões de investimentos da Petrobras no Novo PAC e, dentre estes investimentos, está a construção de navios para apoio à produção de petróleo, e também para o desmonte de plataformas antigas da empresa, garantindo destinação ambientalmente sustentável a essas plataformas”, afirmou.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.