
Política
Lula defende que governo federal precisa legalizar "o máximo possível" de quilombos
O presidente criticou a lentidão atual do processo de regularização prestado às comunidades quilombolas

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que o governo federal precisa se mobilizar para legalizar “o máximo possível” de quilombos ao redor do território nacional. A afirmação foi feita pelo mandatário durante o lançamento do Plano Safra, nesta quarta-feira (28), no Palácio do Planalto.
“A gente não pode demorar muito. Nós precisamos tentar legalizar o máximo de quilombos possível que a gente puder no Brasil, para dar cidadania a essa gente”, disse Lula, em discurso.
O chefe de Estado também criticou a lentidão do processo de regularização prestado aos quilombos e relembrou o caso de uma comunidade que solicitou o processo há 15 anos atrás, durante seu segundo mandato, mas ele ainda não foi finalizado.
"Quando era presidente a gente reconheceu um quilombo na cidade de Contagem (MG). Eu fui lá o ano passado. Esse quilombo não foi legalizado ainda. Entre o tempo que eu fui presidente e [o tempo] em que voltei lá se passaram 15 anos. E a gente não conseguiu legalizar", concluiu.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.