Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 07 de setembro de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Quaest: 47% dos eleitores são favoráveis à inelegibilidade de Bolsonaro

Política

Quaest: 47% dos eleitores são favoráveis à inelegibilidade de Bolsonaro

A pesquisa apontou também que, entre os eleitores do presidente Lula no segundo turno, 80% dos entrevistados defendem que Bolsonaro deve ser condenado por suas falas contra as urnas eletrônicas

Quaest: 47% dos eleitores são favoráveis à inelegibilidade de Bolsonaro

Foto: Alan Santos/PR

Por: Metro1 no dia 22 de junho de 2023 às 11:53

Atualizado: no dia 22 de junho de 2023 às 12:03

O destino político do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) começou a ser decidido, nesta quinta-feira (22), com o início do julgamento que pode torná-lo inelegível pelos próximos oito anos. A opinião pública, no entanto, ainda se mostra dividida: segundo a última pesquisa da Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (21).

De acordo com o levantamento, 47% dos entrevistados defendem que o ex-mandátario seja punido com a inelegibilidade, enquanto 43% são contrários. Os outros 10% não opinaram. A pesquisa apontou também que, entre os eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno, 80% dos entrevistados defendem que Bolsonaro deve ser condenado por suas falas contra as urnas eletrônicas. Os contrários somaram 12%. 

Já entre os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro, apenas 13% consideram que ele deve ser condenado, enquanto 82% são contra a condenação. Considerando os eleitores que não votaram em nenhum dos dois candidatos do segundo turno de 2022, 47% se disseram a favor da condenação. Os contrários somaram 33% e outros 20% não opinaram.

A pesquisa foi feita entre os dias 15 e 18 de junho e ouviu pessoalmente 2.029 eleitores com idade superior a 16 anos. A margem de erro é de 2.2 pontos percentuais.