Política
Zanin encara sabatina no Senado nesta quarta-feira; veja rito da avaliação
Se aprovado pelo Senado Federal, Cristiano Zanin poderá ficar na Corte até 15 de janeiro de 2050
Foto: Reprodução/PT
O advogado Cristiano Zanin, indicado pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), será sabatinado na manhã desta quarta-feira (21) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.
Após a sabatina, o nome Zanin passará por uma votação secreta. Ele precisará de voto de maioria simples dos senadores e, caso aprovado pela comissão, o indicado será apreciado ainda no mesmo dia pelo plenário do Senado. Este momento também contará com votação secreta e desta vez será preciso 41 votos positivos dos senadores. Se aprovado pela Casa, Zanin ficará na Corte até 15 de janeiro de 2050.
Na sabatina, diversos temas devem ser tocados, como drogas, aborto, armamento e casos que podem envolver o presidente Lula. Cada senador inscrito terá até 10 minutos para falar e fazer perguntas para o indicado. A comissão será presidida pelo senador Davi Alcolumbre (União-AP). A última vez que a Casa rejeitou um nome à Corte foi em 1894, quando barrou cinco escolhidos pelo então presidente marechal Floriano Peixoto.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.