Política
Lula confirma indicação do seu advogado Cristiano Zanin ao STF: "Será um excepcional ministro"
Caso aprovado pelo Senado, Zanin assumirá a cadeira deixada pelo ex-ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou do STF em abril
Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou nesta quinta-feira (1º) que vai indicar o advogado e amigo pessoal Cristiano Zanin para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A indicação deve ser oficializada no Diário Oficial da União desta quinta.
"Eu acho que todo mundo esperava que eu fosse indicar o Zanin não só pelo papel que teve na minha defesa, mas simplesmente porque eu acho que Zanin se transformará num grande ministro da Suprema Corte desse país", disse Lula à TV Globo.
Cristiano Zanin tem 47 anos e atuou na defesa de Lula durante os processos da Operação Lava Jato. Caso aprovado pelo Senado, Zanin assumirá a cadeira deixada pelo ex-ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou do STF em abril, após atingir a idade máxima para ocupação do cargo. Nesta quinta, Lula ainda elogiou o papel do seu advogado como chefe de família e disse conhecer suas qualidades.
"Ele será um excepcional ministro do STF se aprovado pelo Senado e acredito que será e acho que o Brasil vai se orgulhar de ter o Zanin como ministro da Suprema Corte", completou Lula.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.