Política
Política
Após derrotas do governo na Câmara, Lula convoca reunião de emergência sobre MP dos ministérios
Governo tem até a noite de quinta-feira (1º) para aprovar a proposta no plenário da Câmara e depois no do Senado
Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou de última hora para a manhã desta quarta-feira (31) uma reunião com o núcleo da articulação política do governo para discutir as derrotas na Câmara dos Deputados e a Medida Provisória que trata da reestruturação ministerial.
Os ministros da Casa Civil, Rui Costa, das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o líder do governo na Casa Legislativa, José Guimarães (PT-CE), estiveram com o chefe do Executivo para debater o assunto.
Nesta quarta-feira, o governo tentará mais uma vez aprovar a medida provisória relativa aos ministérios. A MP seria analisada nesta terça-feira (30), mas acabou adiada em um revés aos planos do Palácio do Planalto, que tem até a noite de quinta-feira (1º) para aprovar a proposta no plenário da Câmara e depois no do Senado.
A MP original foi editada por Lula logo no início do governo com a nova organização da Esplanada. Foi ela que ampliou, por exemplo, o número de ministérios de 23 para os atuais 37. Caso a Medida Provisória seja rejeitada, a estrutura dos ministérios voltaria a ser a da gestão anterior, do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.