Política
Câmara adia votação de MP e governo Lula corre o risco de perder 17 ministérios
O presidente Lula vai ter que “entrar em campo” para tentar solucionar a falta de coesão da base aliada no Congresso, segundo líderes partidários
Foto: Marcelo Casal Jr. / Agência Brasil
A Câmara dos Deputados adiou a votação da Medida Provisória (MP) que reestrutura os ministérios. A MP vale até a quinta-feira (1º) e, caso o prazo expire, o desenho da Esplanada, com 37 pastas volta ao que era no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), com 23. Sendo assim, 17 ministros perderiam o posto.
Insatisfeitos com a articulação política do Palácio do Planalto, os deputados federais do União Brasil, Republicanos e PP ameaçaram votar contra o texto, além do oposicionista PL. Na avaliação de líderes partidários, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai ter que “entrar em campo” para tentar solucionar a falta de coesão da base aliada no Congresso.
Há reclamações principalmente sobre o ritmo de liberação de emendas e a demora na nomeação de aliados para cargos regionais. “Há um clima de insatisfação que eu nunca vi igual. Parece que o governo já tem quatro anos. É um governo novo que é velho. Está muito complicado. ”, disse o deputado Mendonça Filho (União-PE), que faz oposição ao governo.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.