Política
Após ofensas, vereadoras de mandato coletivo protestam com cadeiras de praia em sessão na Câmara de Salvador
Protesto aconteceu em resposta à retirada da co-vereadora Cleide Coutinho de sessão na última segunda-feira (3)
Foto: Matheus Simoni/Leitor Metro1
As co-vereadoras do mandato coletivo Pretas por Salvador (Psol), Laina Crisóstomo e Cleide Coutinho levaram cadeiras de praia para a sessão ordinária da Câmara Municipal nesta segunda-feira (10). O protesto veio em resposta à expulsão sofrida pelo coletivo na última segunda-feira (3).
Durante a sessão da última segunda, os parlamentares retiraram a co-vereadora Cleide Coutinho do plenário da Câmara Municipal de Salvador. Em vídeo postado nas redes sociais após a situação, Laina reforçou que o mandato Pretas por Salvador é coletivo e legítimo.
“O debate nunca foi sobre cadeira, mas se eles estão dizendo que só tem 43 cadeiras e não vão abrir a possibilidade de uma co-vereadora se sentar, foi um ato de protesto mesmo, de dizer ‘se o problema é a cadeira eu estou trazendo a minha para vocês não criarem mais crise sobre isso’”, declarou Laina em entrevista ao Metro1. “Na última segunda-feira, foi um processo de muita violência de retirar Cleide, que está há dois anos sentando na cadeira e atuando como co-vereadora”.
A sessão desta segunda foi encerrada no momento em que as co-vereadoras iriam se pronunciar na Câmara. “Quando a gente ia falar no pinga-fogo, a bancada do governo pediu verificação de quórum e derrubou a sessão. Então, a gente só conseguiu fazer a fala pela TV Câmara naquelas entrevistas que acontecem pós sessão”, relatou Laina.
A parlamentar municipal contou que a situação de derrubada de quórum, que é o encerramento de sessão pelo baixo número de presenças, tem sido recorrente e que não houve nenhuma retratação por parte da Câmara sobre o assunto. O ato gerou repercussão e foi compartilhado nas redes sociais.
Laina Crisóstomo falou sobre a questão da deslegitimação de mandatos coletivos durante entrevista ao Aí Vem Elas na última terça-feira (4). No programa, Crisóstomo rebateu as críticas do vereador Henrique Carballal (PDT) a essa modalidade de mandato.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.