Política
Câmara de Florianópolis ignora história de Gilberto Gil e veta título de cidadão honorário
Proposta é rejeitada pela segunda vez
Foto: Fernando FrazãoAgência Brasil
A Câmara Municipal de Florianópolis (SC) rejeitou nessa terça-feira (14) conceder o título de cidadão honorário a Gilberto Gil. Esta é a segunda vez que a proposta é derrotada na Casa, conforme informações do portal Metrópoles.
O projeto recebeu apenas oito dos 12 votos necessários. Foram oito votos favoráveis, seis contrários e duas abstenções. Em 2020, na legislatura anterior, a Casa já havia vetado homenagear Gil. A proposta havia sido aprovada em primeiro turno, mas foi derrotada na votação seguinte.
Ontem, um dos vereadores que propuseram o título, Afrânio Boppré (Psol), repudiou a rejeição da Câmara, em sua conta do Twitter. “Escândalo nacional. Uma sessão que entra pra história da infâmia”, diz o tweet.
Enquanto a proposta foi rejeitava pela Casa, o Instituto Federal da Bahia (Ifba) concedeu o título de doutor honoris causa a Gilberto Gil nessa terça-feira (14).
O título de cidadão honorário é comumente concedido a pessoas que têm uma história de ativismo social, ou que tenham prestado serviços de interesse social. Gilberto Gil é integrante da Academia Brasileira de Letras, foi vereador de Salvador de 1989 e 1992, ex-ministro da cultura do Governo Lula entre 2003 e 2008, cantor e compositor.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.