Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Após demissão da Folha, Janio de Freitas entra para o Poder360 como articulista

Política

Após demissão da Folha, Janio de Freitas entra para o Poder360 como articulista

Aos 90 anos, profissional foi demitido, por telefone, em dezembro de 2022; assunto foi destaque em entrevistas da Metropole

Após demissão da Folha, Janio de Freitas entra para o Poder360 como articulista

Foto: Reprodução/TV Folha

Por: Metro1 no dia 17 de janeiro de 2023 às 14:42

A partir da próxima sexta-feira (20) o jornalista Janio de Freitas, 90, passar a integrar a equipe do jornal Poder360. Demitido, por telefone, pela Folha de S. Paulo, no último dia 15 de dezembro, onde atuou por 42 anos, Janio inicia seu novo cargo como articulista no grupo, publicando artigos semanalmente, às sextas-feiras.

Além das publicações semanais, o profissional, que se tornou referência no jornalismo investigativo de crimes na administração pública, também irá escrever análises para o grupo Poder360.

Nascido em Niterói, no Rio de Janeiro, em 9 de junho de 1932, Janio de Freitas teve a trajetória jornalística marcada por matérias que entraram para a história. Recebeu prêmios como o Esso e a Medalha Chico Mendes de Resistência. Em 69 anos de carreira, acompanhou os governos de 23 presidentes da República.

Em dezembro do ano passado, o desligamento de Janio de Freitas da Folha de S. Paulo, sob a justificativa de contenção de despesas, repercutiu entre os profissionais do Jornalismo. Em entrevista à Metropole, em dezembro de 2022, a jornalista Cristina Serra classificou o episódio como uma "indignidade". “Tudo que tem a ver com essa demissão, reverte ela em muita indignidade.  “Jânio criou padrões ao longo de sua trajetória. Ele é uma bússola no jornalismo brasileiro. Tudo foi feito de uma forma desrespeitosa que atinge nós jornalistas”, pontuou a profissional.

No início de janeiro de 2023, o assunto voltou a ser pauta na Rádio Metropole, em entrevista conduzida por Mário Kertész ao também jornalista Bob Fernandes. “Demitem o maior jornalista do país porque precisam de cliques”, disse ele.