Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 02 de julho de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Elmar trabalha para ser ministro de Lula, mas histórico de críticas ao petista pode trazer revés

Política

Elmar trabalha para ser ministro de Lula, mas histórico de críticas ao petista pode trazer revés

Durante as eleições deste ano, Elmar chegou a chamar Lula de “ex-presidiário” em discurso

Elmar trabalha para ser ministro de Lula, mas histórico de críticas ao petista pode trazer revés

Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados

Por: Luísa Carvalho/Rodrigo Daniel Silva no dia 12 de dezembro de 2022 às 07:56

Lider do União Brasil, o deputado federal baiano Elmar Nascimento trabalha para ser um dos ministros do governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O parlamentar, no entanto, tem um histórico de criticas ao futuro chefe do Palácio do Planalto.

Durante as eleições deste ano, Elmar chegou a chamar Lula de “ex-presidiário” em discurso. : “Nunca foi tão fácil decidir. Do lado de lá, o que ele chama de companheiro só tem condenado ou ex-presidiário. Será que é essa a turma que a gente quer de volta no Brasil? Do outro lado (...) tem um time que botou o Brasil nos trilhos”, disse, durante um comício em Campo Formoso, sua cidade natal, em outubro

Na época que era deputado estadual, Elmar também disse "que o presidente Lula construiu nesse país foi a maior organização criminosa que se tem notícia na história republicana".

Nos bastidores políticos, o comentário é de que o União Brasil pediu dois ministérios para integrar a base política de Lula, um para contemplar  o partido na Câmara dos Deputados e outro o Senado. Elmar é especulado para ser o nome da Câmara no governo Lula.

Segundo a Folha de S.Paulo, Elmar quer manter também  a influência na Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) para garantir o apoio do partido à futura gestão petista. A Codevasf é comandada por Marcelo Andrade Moreira Pinto, que foi indicado por Elmar em 2019, ainda na gestão Bolsonaro (PL).