Política
Leão rompe com Rui, entrega cargos e intensifica 'flerte seco' com ACM Neto
PP desembarca do governo da Bahia e entrega três secretarias que comandava
Foto: Reprodução
Em encontro com Rui Costa (PT) nesta segunda-feira (14), João Leão (PP) anunciou que não faz mais parte da base do governo. As três secretarias que a sigla comanda no estado foram entregues.
Com isso, o próprio Leão, vice-governador da Bahia, deixa a secretaria de Planejamento. Nelson Leal sai da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Leonardo Góes pede exoneração da secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento.
A expectativa agora é que Leão incline o PP, legenda que comanda no estado, para a chapa de ACM Neto (UNIÃO). Nos bastidores, comenta-se que ele pode até mesmo receber a indicação para concorrer ao Senado.
O estranhamento entre PP e PT começou após o vice-governador dizer ter sido pego de surpresa, após Jaques Wagner (PT) anunciar na Rádio Metropole que Rui Costa iria ficar no cargo até o fim do mandato.
A expectativa do vice-governador era assumir o mandato nos últimos oito meses, com Rui renunciando ao Palácio de Ondina para disputar o Senado. Nesse modelo, Otto Alencar (PSD) era o candidato do grupo ao governo da Bahia. Otto, no entanto, não quis concorrer e o PT reivindicou a cabeça de chapa, colocando Jerônimo Rodrigues, secretário da Educação, como o candidato para manter a hegemonia do partido na Bahia, que já dura 16 anos.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.