Política
Sem oposição da PM, apoiadores de Bolsonaro invadem Esplanada dos Ministérios
Local será palco de ato pró-governo neste Sete de Setembro
Foto: Reprodução/Twitter
Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) avançaram sobre a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, na noite de desta segunda-feira (6), sem qualquer sinal de oposição da Polícia Militar do Distrito Federal apesar da previsão de bloqueio da via na véspera dos atos pró-governo previstos para o feriado de 7 de Setembro. Em entrevistas na última semana, Bolsonaro afirmou que vai à manifestação na região, onde deve discursar.
Concentrados no local desde cedo, militantes pró-governo pressionaram a barreira da PM a liberar passagem de carros, caminhões e ônibus de caravanas pela via, que até então estava interditada para veículos. Não houve qualquer resistência por parte dos militares.
O 7 de Setembro já começou para bolsonaristas que lotam Brasília. Noite do dia 6 e eles pressionam a barreira da PM a liberar passagem pela Esplanada para o trânsito. Querem dar uma volta na via - que está interditada para veículos. pic.twitter.com/GfwY5W0BIt
— Raphael Veleda (@raphael_veleda) September 6, 2021
Um vídeo publicado no Twitter por volta das 22h mostrava o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente, circulando entre os manifestantes que furaram a barreira policial. A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, também posou para fotos ao lado dos manifestantes, conforme vídeo publicado por ela nas redes sociais.
Na mesma rede social, o ministro da CGU (Controladoria-Geral da União), Wagner Rosário, postou um vídeo da invasão da Esplanada e disse que era "lindo ver Brasília ser tomada por pessoas de bem".
Na mesma rede social, o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) afirmou que alertou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), sobre a necessidade de reforço no policiamento e aludiu à invasão do Capitólio, o prédio do Congresso dos EUA, em janeiro por apoiadores do então presidente Donald Trump.
"Repito o alerta que fiz ao @rpsenador: sem um esquema sério de policiamento teremos problemas graves. Estamos repetindo o roteiro do Capitólio - policiamento frouxo e sem inteligência. É preciso esquema de contenção de multidão e distúrbio. E a polícia sabe fazer isso muito bem", escreveu o senador.
Em nota, a Secretaria de Segurança do Distrito Federal (SSP-DF) disse que a Polícia Militar do Distrito Federal "encontra-se no local para reestabelecer a situação", e a Praça dos Três Poderes permanece interditada por gradil e linha de policiais.
Ainda segundo a SSP, em reuniões com organizadores das manifestações, "ficou definido que os maquinários autorizados a participar do ato popular estariam liberados para serem estacionados ao longo da via N1, na madrugada de terça-feira (7). Importante ressaltar que a autorização permitia apenas exposição dos veículos, como já realizado anteriormente em outras manifestações."
*Com informações dos portais UOL e Metrópoles
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.