Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

OAB-BA emite nota de repúdio às agressões de Vilas-Boas contra chef de restaurante

Política

OAB-BA emite nota de repúdio às agressões de Vilas-Boas contra chef de restaurante

Texto é assinado por presidentes de comissões da Mulher da entidade

OAB-BA emite nota de repúdio às agressões de Vilas-Boas contra chef de restaurante

Foto: Reprodução

Por: Gabriel Amorim no dia 03 de agosto de 2021 às 08:06

A Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Bahia (OAB-BA) emitiu nesta segunda-feira (02), uma nota de repúdio às agressões cometidas pelo secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas contra a chef Angeluci Figueiredo, responsável pelo restaurante Preta, na Ilha dos Frades. A nota é assinada pelas advogadas Renata Deiró e Daniela Portugal, presidentes das comissões de Proteção aos Direitos da Mulher e da Mulher Adovogada da OAB-BA, respectivamente. 

“A Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher da OAB-BA e a Comissão da Mulher Advogada da OAB-BA repudiam as agressões perpetradas pelo secretário de saúde do estado contra a empresária Preta. Utilizando-se de aplicativo de mensagens, o referido agente público destilou machismo e misoginia contra uma mulher, negra, trabalhadora, ofendendo-a na sua honra, proferindo palavras de baixo calão e ameaças de exposição pública”, diz o início do texto. 

A nota acusa o secretário de ter sido machista e pede providências ao governo do estado. “O machismo continua sendo uma mazela a ser combatida no nosso país, não podemos permitir que mulheres, sejam elas empresárias ou não, continuem a ser expostas pela violência de gênero e de raça. Todas as mulheres têm o direito de serem respeitadas em sua dignidade, sua integridade moral e física e de não serem expostas a nenhum tipo de ataque, especialmente por parte daqueles sobre os quais recai um dever funcional de proteção social”, completa o texto.