Política
Parlamentares baianas reagem após ofensa do secretário da Saúde a dona de restaurante
Vereadoras Maria Marighella e Marta Rodrigues e as deputadas Olívia Santana e Lídice da Mata se posicionaram através das redes sociais.
Foto: Reprodução
Depois de o secretário de saúde Fábio Vilas-Boas ofender a chef e empresária Angeluci Figueiredo e a xingar de ‘vagabunda’, o caso repercutiu nas redes sociais. Parlamentares baianas se posicionaram contra a conduta do secretário, a exemplo das vereadoras de Salvador Maria Marighella e Marta Rodrigues, ambas do PT, além da deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) e a deputada federal Lídice da Mata (PSB).
As vereadoras Maria Marighella e Marta Rodrigues, do PT, emitiram notas de repúdio à postura do secretário de Saúde. Por meio das redes sociais, Maria Marighella afirmou que a violência contra a mulher "não pode ser naturalizada". Já Marta disse que "o pedido de desculpas" do secretário "deve se estender a todas as mulheres". A seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil e o Conselho de Turismo da Bahia também se manifestaram.
Já Lídice da Mata chamou as atitudes do titular da Saúde de machistas e inaceitáveis. Olívia Santana fez longo texto através do Instagram, onde avalia que o pedido de desculpas feito pelo secretário não seria suficiente. “Desculpa é importante, mas não passa dor. Por isso, é fundamental que o secretário Fábio Vilas-Boas repense seus valores autoritários e atitudes. Foi um absurdo chamar a empresária e Chef Angeluci Figueiredo de vagabunda, porque teve a sua reserva no restaurante dela cancelada por causa do mal tempo”, escreveu Santana. “É preciso banir das relações sociais toda forma de violência contra as mulheres. Vindo de um agente público, a responsabilidade é maior ainda. Inaceitável!”, completou.
Veja os posts das parlamentares
Nesse agosto lilás, mês de combate à violência contra mulher, reiteramos que não toleramos este tipo de postura vindo de qual campo vier. Não podemos aceitar as ofensas misóginas proferidas pelo secretário @fabiovboas à empresária Angeluci Figueiredo. Toda a nossa solidariedade!
— mariamarighella (@mariamarighella) August 2, 2021
A postura do secretário Fábio Vilas Boas foi machista e inaceitável ao dispensar aquele tipo de tratamento a uma mulher. É algo lamentável, especialmente por se tratar de um agente público.
— Lídice da Mata (@lidicedamata) August 3, 2021
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.