Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Pesquisa: Rejeição a Bolsonaro sobe para 51%, novo recorde do presidente

Política

Pesquisa: Rejeição a Bolsonaro sobe para 51%, novo recorde do presidente

Levantamento do Datafolha já mede impacto de casos de corrupção; avaliação positiva segue estável no pior nível

Pesquisa: Rejeição a Bolsonaro sobe para 51%, novo recorde do presidente

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 08 de julho de 2021 às 17:28

O instituto de pesquisas Datafolha divulgou novo levantamento sobre a popularidade do presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido), cuja rejeição subiu e atingiu 51%. Este é o maior índice nos 13 levantamentos feitos pelo Datafolha desde que o presidente assumiu o governo, em 2019.

A pesquisa foi feita presencialmente nos dias 7 e 8 de julho com 2.074 pessoas acima de 16 anos em 146 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos.

Na rodada anterior, realizada em 11 e 12 de maio, Bolsonaro tinha seu governo avaliado como ruim e péssimo por 45% dos ouvidos.

O crescimento ocorreu sobre segmentos que viam o presidente como regular, em um período marcado fortemente por denúncias de corrupção no Ministério da Saúde na pandemia, a atuação da CPI da Covid e os três primeiros dias nacionais de protestos contra Bolsonaro.

Já a avaliação positiva do presidente, que havia atingido seu pior nível com 24% em março, seguiu estável. Nesse sentido, o derretimento agudo da popularidade do mandatário estancou nesse levantamento, o que não deixa de ser uma boa notícia para o Planalto em meio ao festival de intempéries.

Os que o consideram regular caíram de 30% para 24%, comparando com o levantamento de maio.

Bolsonaro segue sendo o presidente com a segunda pior avaliação a esta altura de um primeiro mandato para o qual foi eleito desde a volta dos pleitos diretos para presidente, em 1989.

Só perde para Fernando Collor, que em meados de 1992 já enfrentava a tempestade do impeachment que o levou à renúncia no fim daquele ano. O hoje senador tinha 68% de ruim/péssimo, 21% de regular e apenas 9% de ótimo/bom.