Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 24 de março de 2024

Política

"Bolsonaro é filho dessa fraude enorme. Do golpe e da Lava Jato", diz sociólogo Jessé Souza

Sociólogo defende a democratização do conhecimento e prevê vitória de Lula em 2022

"Bolsonaro é filho dessa fraude enorme. Do golpe e da Lava Jato", diz sociólogo Jessé Souza

Foto: Reprodução Rádio Metropole

Por: André Uzêda no dia 05 de maio de 2021 às 08:40

Autor de mais de vinte livros que buscam radiografar a sociedade brasileira, o sociólogo Jessé Souza foi entrevistado nesta quarta-feira (5) por Mário Kertész, na Rádio Metropole.Durante a conversa, Souza criticou a figura do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o classificou como "filho dessa fraude enorme. Do golpe, da Lava-Jato. Ele é o produto máximo disso".

O sociólogo também nomeou o presidente como "maluco, mal e perverso" e disse enxergar uma luz no fim do túnel com o andamento da CPI da Covid, no Senado Federal. "Acho que esse cara não continua".

"Ele não só perde no segundo turno, como no primeiro turno para Lula, como vejo um desgaste tão grande que acredito que ele nem seja o candidato que vai disputar com Lula. Isso nas condições que enxergamos hoje", disse.

Questionado por Kertész sobre a ação do Congresso brasileiro na composição do conservadorismo do país, Souza defendeu uma reforma para "restituir a inteligência do povo". 

"A história do Brasil é imbecilizar o povo. Precisamos fazer a reforma de restituir a inteligência popular. E isso é possível a partir da imprensa, uma imprensa pedagógica, que ensine, mostre como funciona as instituições, os modelos de poder. Isso vai se refletir diretamente no voto".
Jessé Souza finalizou defendendo uma democratização do conhecimento e da informação. 

"O conhecimento liberta. A partir disso empodera. Precisamos conhecer para nos defender da manipulação. Para nos protegermos disso. Só o conhecimento vai capacitar uma sociedade verdadeiramente democrática. A grande revolução não é de sangue. É de consciência", finalizou.