
Política
Requerimentos de senadores governistas para CPI da Covid saíram do Planalto
Dados ocultos dos arquivos dos pedidos trazem a assinatura de uma assessora do governo

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Dados "ocultos" nos arquivos eletrônicos enviados à CPI da Covid nesta quarta-feira (28) indicam que pelo menos 11 requerimentos protocolados por senadores aliados do governo foram, na realidade, produzidos por funcionários do Palácio do Planalto. A informação é do jornal O Globo.
Requerimentos feitos por senadores para que a CPI convoque médicos e especialistas alinhados ao governo Jair Bolsonaro trazem nos metadados a assinatura da assessora especial da Secretaria de Assuntos Parlamentares da Secretaria de Governo, Thaís Amaral Moura. Metadados são informações inseridas automaticamente nos arquivos digitais, que indicam a origem de um documento. Essas informações ficam armazenadas nas propriedades de cada arquivo.
Ao todo, cinco dos 11 requerimentos protocolados por Ciro Nogueira (PP-PI) e seis dos sete apresentados por Jorginho Mello (PL-SC) têm Thaís Amaral Moura como autora.
Até a tarde desta quarta, a CPI da Covid já acumulava 176 pedidos de informação a órgãos públicos e convocação de ministros, ex-ministros e auxiliares do governo de Jair Bolsonaro.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.