METROPOLE

Domingo, 09 de maio de 2021

Política

Requerimentos de senadores governistas para CPI da Covid saíram do Planalto

Dados ocultos dos arquivos dos pedidos trazem a assinatura de uma assessora do governo

Requerimentos de senadores governistas para CPI da Covid saíram do Planalto

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Por: Juliana Rodrigues no dia 29 de abril de 2021 às 08:12

Dados "ocultos" nos arquivos eletrônicos enviados à CPI da Covid nesta quarta-feira (28) indicam que pelo menos 11 requerimentos protocolados por senadores aliados do governo foram, na realidade, produzidos por funcionários do Palácio do Planalto. A informação é do jornal O Globo.

Requerimentos feitos por senadores para que a CPI convoque médicos e especialistas alinhados ao governo Jair Bolsonaro trazem nos metadados a assinatura da assessora especial da Secretaria de Assuntos Parlamentares da Secretaria de Governo, Thaís Amaral Moura. Metadados são informações inseridas automaticamente nos arquivos digitais, que indicam a origem de um documento. Essas informações ficam armazenadas nas propriedades de cada arquivo.

Ao todo, cinco dos 11 requerimentos protocolados por Ciro Nogueira (PP-PI) e seis dos sete apresentados por Jorginho Mello (PL-SC) têm Thaís Amaral Moura como autora.

Até a tarde desta quarta, a CPI da Covid já acumulava 176 pedidos de informação a órgãos públicos e convocação de ministros, ex-ministros e auxiliares do governo de Jair Bolsonaro.

TV METRO

Entrevistas

Roberto Coelho

Em 07 de maio de 2021
ASSINE O CANALMETROPOLE NO YOUTUBE
Requerimentos de senadores governistas para CPI da Covid saíram do Planalto - Metro 1