
Justiça
Gilmar Mendes pede destaque e leva ao plenário físico decisão sobre prisão de Collor
Ex-presidente foi preso após ordem de Alexandre de Moraes, mas julgamento seguirá no plenário presencial do STF após pedido de destaque

Foto: SCO/STF
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu destaque nesta sexta-feira (25) no julgamento que decidiria, em plenário virtual, sobre a manutenção da prisão imediata do ex-presidente Fernando Collor. Com isso, o caso será transferido para o plenário físico, em data a ser definida pelo presidente da Corte, Luís Roberto Barroso.
Na noite de quinta-feira (24), o ministro Alexandre de Moraes rejeitou um segundo recurso da defesa e determinou a prisão imediata de Collor. No julgamento virtual, o ministro Flávio Dino acompanhou a decisão de Moraes.
Collor foi condenado a oito anos e dez meses de prisão, em regime fechado, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em um esquema na BR Distribuidora, atual Vibra.
A decisão individual de Moraes teve efeito imediato após a publicação, mas ainda precisa ser confirmada pelos demais ministros. Collor foi preso na madrugada desta sexta-feira, no aeroporto de Maceió (AL).
Em nota, a defesa afirmou ter recebido a decisão “com surpresa e preocupação”.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.