
Justiça
Julgamento da trama golpista: STF analisa denúncias contra seis acusados
Denunciados são acusados de crimes graves contra a democracia e a ordem constitucional

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) começa nesta terça-feira (22) o julgamento de seis denunciados do núcleo 2 da trama golpista para decidir se deverão virar réus.
Os denunciados são Filipe Martins (ex-assessor de Assuntos Internacionais do ex-presidente Jair Bolsonaro); Marcelo Câmara (ex-assessor de Bolsonaro); Silvinei Vasques (ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal); Mário Fernandes (general de Exército); Marília de Alencar (ex-diretora de Inteligência do Ministério da Justiça) e Fernando de Sousa Oliveira (ex-diretor de Operações do Ministério da Justiça), ambos ligados ao ex-ministro Anderson Torres, que já se tornou réu.
Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), eles são acusados de organizar ações para "sustentar a tentativa de permanência ilegítima" de Bolsonaro no poder, incluindo a elaboração da minuta do golpe, monitoramento de Alexandre de Moraes e tentativas de dificultar a circulação de eleitores no Nordeste durante as eleições de 2022.
A sessão começa às 9h30, com pausa para o almoço, e retoma às 14h. A PGR aponta cinco crimes: organização criminosa armada, tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. A pena máxima ultrapassa 30 anos. O julgamento será conduzido pela Primeira Turma do STF, composta por Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.