Justiça
Moraes flexibiliza cautelar para ex-ministro de Bolsonaro cuidar de mãe doente
A flexibilização provisória é limitada ao deslocamento de Torres entre a residência dele e a casa de sua mãe ou ao hospital onde ela se encontra internada
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a flexibilização de uma medida cautelar imposta ao ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres. A decisão permite que ele possa sair de casa durante a noite e aos finais de semana, a fim de acompanhar a mãe, que está em tratamento contra o câncer. A defesa de Torres argumentou que o pai do ex-ministro, devido à idade avançada, não tem condições de cuidar da esposa.
A flexibilização, contudo, é limitada ao deslocamento de Torres entre sua residência e a casa de sua mãe ou ao hospital onde ela se encontra internada. A medida é provisória e não exime o ex-ministro de cumprir outras determinações impostas, como a proibição de deixar o Distrito Federal.
Torres é investigado por sua suposta omissão durante os ataques às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro, quando era secretário de Segurança Pública do Distrito Federal. Ele foi preso, mas liberado em maio de 2023 para o cumprimento de medidas cautelares.
Além disso, o ex-ministro está entre os 37 indiciados no caso relacionado ao suposto plano de assassinato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin e do próprio ministro Alexandre de Moraes.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.