Justiça
Procurador-geral solicita ao STF investigação das ações de Pazuello diante do colapso em Manaus
Ação ocorre após críticas a um um comunicado da PGR que dizia que a responsabilidade de apurar "eventuais ilícitos" é de competência do Congresso
Foto: Roberto Jayme/Ascom/TSE
O procurador-geral da República, Augusto Aras, solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de uma investigação do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para apurar se houve omissão frente ao colapso do sistema de saúde em Manaus.
Essa ação ocorre após críticas a um um comunicado da PGR que dizia que a responsabilidade de apurar "eventuais ilícitos" é de competência do Congresso. Nessa situação, procuradores do Ministério Público iniciaram investigações sobre as ações do governo federal no combate à pandemia do coronavírus.
O pedido encaminhado por Aras informa que o responsável pela pasta não atuou de forma rápida e necessária para resolver o problema da alta de casos na capital do Amazonas quando já havia sido alertado com antecedência para a insuficiência de oxigênio nos hospitais para enfrentar a pandemia do coronavírus. O texto afirma que o ministro privilegiou a distribuição da cloroquina, um remédio sem eficácia comprovada para a Covid-19, enquanto o estado entrava em uma profunda crise.
Na semana passada, o procurador-geral já tinha solicitado esclarecimentos ao ministro da Saúde sobre o tema. Afirmou que decidiu abrir o inquérito “após analisar as informações, apresentadas em ofício de quase 200 páginas, e atento à situação calamitosa de Manaus”.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.