Jornal Metropole
Símbolo da importância da Praça Municipal para a cidade, Palácio Thomé de Souza enfrenta espécie de déjà-vu
![Símbolo da importância da Praça Municipal para a cidade, Palácio Thomé de Souza enfrenta espécie de déjà-vu](https://api.metro1.com.br/noticias/161107,simbolo-da-importancia-da-praca-municipal-para-a-cidade-palacio-thome-de-souza-enfrenta-especie-de-deja-vu-3.jpg)
Home
/
Notícias
/
Jornal da Metropole
/
Setor de telemarketing burla regras impostas e segue levando incômodo diário à vida dos brasileiros
A Anatel tem tentado fechar o cerco e chegou a estabelecer o prefixo 0303 para as ligações de telemarketing, mas a verdade é que poucos seguem
Foto: Metropress/Carla Astolfo
Matéria publicada originalmente no Jornal Metropole em 06 de fevereiro de 2025
Não tem vizinho barulhento, tia inconveniente nem amigo chato que incomode mais do que aquelas ligações insistentes com ofertas que se dizem imperdíveis. Se você pensa que é o único a passar por isso, está enganado. E se já perdeu a paciência em alguma dessas ligações, está perdoado. Afinal, em média, cada brasileiro recebe, segundo a Anatel, 743 ligações inoportunas no mês. Não tem quem suporte.
A qualquer hora do dia, com números que mudam a cada bloqueio e ofertas que vão de consórcios e consignados a internet ou planos de TV, a prática deixou de ser apenas inconveniente e passou a ser abusiva. Mas, independentemente do número de ligações que você recebe, o telemarketing só é considerado abusivo pela Anatel se a empresa realiza mais de 100 mil chamadas por dia utilizando robôs.
São as chamadas “robocalls”, aquelas ligações automáticas feitas em massa e que reproduzem mensagens gravadas ou encaminham a um atendente. Além de mexerem com esse mercado de trabalho, que vem figurando entre os que mais perderam postos nos últimos anos, o avanço desse tipo de chamada aumentou significativamente o incômodo. Hoje representa mais da metade das ligações. São os robôs também que trazem essa sensação de que nem bloqueando a chamada é possível fugir. Eles conseguem criar novos números com a mesma simplicidade que você rejeita a ligação.
Com direito a vazamento e golpes
Quem nunca se perguntou como determinada empresa tem seu contato, nome, endereço e, se duvidar, até o histórico de consumo na farmácia do bairro? Nessa brincadeira, além dos robôs, o vazamento de dados também é uma engrenagem fundamental. Tão valiosos que chegam a ser comercializados em sites de assinatura. Por isso que, entre uma ligação de telemarketing e outra, uma chamada pode ser de golpistas. Em outubro de 2024, somente na Bahia, quase 54 mil dessas tentativas de fraude foram evitadas.
Fechando o cerco
Enquanto as engrenagens desse jogo de chamadas seguem cada vez mais sofisticadas, a população se firma como a vítima do próprio celular. A Anatel tem tentado fechar o cerco. Chegou a estabelecer o prefixo 0303 para as ligações de telemarketing, mas a verdade é que poucos seguem. Empresas como a Claro e o banco Bradesco, por exemplo, chegaram a ser multados em mais de R$ 10 milhões por descumprirem a regra. Cerca de 85% dessas ligações são bloqueadas pela Anatel. Parece bom, mas os 15% que escapam ainda transformam a vida do brasileiro em um verdadeiro reality show das chamadas.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.