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Segunda-feira, 25 de novembro de 2024

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Prêmio PEBA supera marca dos 70 mil votos; votação segue aberta

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Prêmio PEBA supera marca dos 70 mil votos; votação segue aberta

Votação fica aberta ao público até o final do ano, quando a pior entre as piores empresas da Bahia será premiada

Prêmio PEBA supera marca dos 70 mil votos; votação segue aberta

Foto: Metropress/Filipe Luiz/Dimitri Argolo Cerqueira/Gov-BA/JoaSouza/Divulgação

Por: Metro1 no dia 22 de novembro de 2024 às 09:42

Atualizado: no dia 22 de novembro de 2024 às 09:52

A votação para o Prêmio PEBA (Piores Empresas da Bahia) segue aberta e chega a seu segundo mês, alcançando a marca de 73 mil votos. Os baianos têm se mobilizado para escolher pior prestadora de serviço do estado, que será premiada no final do ano. Para votar e reconhecer o esforço dessas empresas em causar dor de cabeça ao consumidor, basta acessar o link abaixo ou clicar na tarja amarela que fica no canto superior da home do Metro1.

Clique aqui para votar

A iniciativa partiu das frequentes reclamações feitas por ouvintes nos microfones da Metropole. Por isso, entre as candidatas estão aquelas mais citadas: ViaBahia, Neoenergia Coelba, Planserv, HapVida, Internacional Travessias (Ferry Boat), Acelen (Refinaria Mataripe) e Embasa. Mas é possível também escolher uma prestadora de serviço não elencada. O público pode levar em consideração problemas pessoais que teve com a empresa ou apenas a reputação da companhia.

A votação ficará aberta até o final do ano, quando, exclusivamente através dos votos registrados no Metro1, será computa e premiada a Pior Empresa da Bahia (PEBA). 

Conheça as concorrentes já elencadas: 

Hapvida
Frequentemente criticada pelos consumidores, a seguradora já foi alvo do Ministério Público da Bahia em uma ação civil pública por, acredite se quiser, falta de condições materiais, estruturais e sanitárias adequadas à execução dos serviços oferecidos. Neste ano, inúmeros casos envolvendo o plano já foram contados aqui na Metropole - desde queixas bi atendimento a pacientes do Teresa de Lisieux, hospital pertencente ao grupo - até supostas negligências médicas. 

Internacional Travessias 
Reclamações com o estado de conservação das embarcações do ferry boat, a higiene e as filas de espera são frequentes na Metropole. Por isso, a Internacional Travessias, empresa que administra o sistema, não podia deixar de fazer parte do time de concorrentes ao prêmio PEBA. 

Neoenergia Coelba
Responsável por uma marca registrada das paisagens de uma cidade histórica como Salvador (o emaranhado de fios em postes, a Neoenergia Coelba é outra concorrente. Ela traz em seu histórico, além dos postes, quedas de energia, cobranças indevidas, incêndios em postes e a liderança em queixas no ranking do Procon-BA, com 689 reclamações só em 2023.

ViaBahia 
Outra velha conhecida dos motoristas, a ViaBahia (concessionária que administra as BRs 324 e 116 na Bahia) é o maior problema para quem precisa sair de Salvador. A BR-324, por exemplo, passou a ser chamada carinhosamente pelos moradores de BR-buracos. Recentemente foi anunciado que, pelo nível de má gestão das rodovias, a empresa vai perder a concessão no final do ano. Ainda assim, ela não deixa de concorrer ao Prêmio de Piores Empresas da Bahia.

Acelen 
Velha conhecida dos motoristas de Salvador, a Acelen, administradora da Refinaria Mataripe, que abastece o mercado de gasolina e gás de cozinha do estado, é uma das concorrentes na corrida pelo prêmio. Afinal, não é qualquer empresa que pode se orgulhar de bater o pé e dizer que não seguirá a política de preços da Petrobras, e enfiar goela abaixo um dos combustíveis mais caros do país.

Planserv:
Outro plano de saúde concorrendo no Prêmio PEBA é o Planserve, específico para servidores do estado e seus dependentes. Ele virou alvo de queixas e indignações dos beneficiários, que alegam cortes de hospitais e dificuldades para marcar consultas e atendimentos.

Embasa:
Responsável pelo serviço de fornecimento de água e esgoto, a Embasa também segue entre as mais citadas nas queixas dos ouvintes da Metropole. As reclamações vão de problemas no atendimento até o não fornecimento de água. Por isso, a empresa já é um dos destaques no ranking de reclamações do Procon-BA, atrás apenas da Neoenergia Coelba.