Inscreva-se no Programa de bolsa e treinamento para estagiários em comunicação na Metropole>>

Segunda-feira, 28 de abril de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Apagão em Portugal e Espanha foi causado por fenômeno atmosférico

Internacional

Apagão em Portugal e Espanha foi causado por fenômeno atmosférico

A falha no abastecimento iniciou por volta das 11h30m (horário europeu), interrompendo as linhas telefônicas e causando lentidão no serviço de internet

Apagão em Portugal e Espanha foi causado por fenômeno atmosférico

Foto: Paulo Pinto/ Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 28 de abril de 2025 às 09:34

Atualizado: no dia 28 de abril de 2025 às 12:34

A REN, Redes Energéticas Nacionais de Portugal, informou que a interrupção no fornecimento de eletricidade no país foi causada por uma falha na rede elétrica da Espanha, relacionada a um fenômeno atmosférico raro denominado "vibração atmosférica induzida".

A operadora explicou que, devido às variações extremas de temperatura no interior da Espanha, ocorreram oscilações incomuns nas linhas de alta tensão (400 KV). A REN afirmou que o processo de recuperação total da rede elétrica pode levar até uma semana.

Além de Portugal, o apagão afetou também Alemanha, Bélgica, Espanha e França. Manuel Castro Almeida, ministro português, disse à RTP que Marrocos também tenha sido atingido.

A falha no abastecimento iniciou por volta das 11h30m (horário europeu), interrompendo as linhas telefônicas e causando lentidão no serviço de internet. O metrô de Lisboa teve a circulação interrompida e há relatos de pessoas que ficaram presas nos vagões.