
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
"Ninguém quer falar em paz", diz Lula sobre conflito entre Rússia e Ucrânia
Internacional
"Ninguém quer falar em paz", diz Lula sobre conflito entre Rússia e Ucrânia
Presidente Lula conversou com a imprensa em Roma, onde participou do funeral do papa Francisco

Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reiterou neste sábado (26) a expectativa de que líderes mundiais consigam avançar nas tratativas para encerrar a guerra entre Rússia e Ucrânia e pôr fim à "violência de Israel contra a Faixa de Gaza".
Lula falou com a imprensa em Roma, onde participou das cerimônias fúnebres do papa Francisco. Cerca de 50 chefes de Estado também acompanharam a missa realizada na capital italiana.
Entre os presentes estavam o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que chegaram a conversar na Basílica de São Pedro. Questionado sobre o encontro, Lula afirmou esperar que os esforços por um acordo de paz avancem.
"Eu não sei o que eles conversaram, eu não posso intuir a conversa. Eu acho que o que é importante é que se converse para encontrar uma saída para essa guerra, porque essa guerra está ficando sem explicação. Ou seja, ninguém consegue explicar, e ninguém quer falar em paz", disse Lula.
Trump e Zelensky discutem há meses um acordo de paz na guerra entre Rússia e Ucrânia. "O Brasil continua teimando que a solução é a gente fazer com que os dois sentem na mesa de negociações e encontrem uma solução, não só pra Ucrânia e para a Rússia, mas também para a violência que Israel comete contra a Faixa de Gaza", prosseguiu Lula.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.