Internacional
Luigi Mangione nega culpa por assassinato de executivo de saúde; promotores pedem pena de morte

Comitiva tem 20 autoridades, dentre ministros e parlamentares
Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Lula e uma comitiva brasileira desembarcaram, nesta sexta-feira (25), em Roma, para participar do funeral do Papa Francisco, marcado para este sábado (26). Além da primeira-dama, Janja Lula da Silva, um grupo de 18 autoridades, entre eles, quatro ministros e 12 parlamentares, acompanha o presidente.
Hoje é o último dia de velório aberto na Basílica de São Pedro, no Vaticano, onde está o corpo de Francisco. Mais de 128 mil pessoas prestaram homenagens ao pontífice nos três dias de velório. O funeral e a missa de corpo presente de Francisco serão realizados a partir das 10h (horário local; 5h em Brasília) deste sábado. Os ritos marcam o início do Novemdiales, antiga tradição de nove dias de luto e orações em sufrágio pela alma do pontífice.
Esta será a segunda vez que o presidente brasileiro participa de um funeral de um pontífice. A primeira ocorreu em 2005, quando Lula esteve presente nas despedidas de João Paulo II. Com isso, o papa Francisco será o quarto pontífice a ser acompanhado por Lula durante seu mandato.
O argentino Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu na última segunda-feira (21), aos 88 anos, de um acidente vascular cerebral (AVC), seguido por coma e colapso cardiovascular irreversível. Ele apresentava histórico clínico de insuficiência respiratória aguda, pneumonia multimicrobiana bilateral, bronquiectasias múltiplas, hipertensão arterial e diabetes tipo 2. Na ocasião, o presidente Lula decretou luto oficial de sete dias e, em mensagem, destacou o papel do pontífice na luta pela paz mundial, na propagação do amor, no combate à intolerância e às desigualdades.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.