
Internacional
China promete retaliação a países que favorecerem acordos com os EUA
A declaração foi divulgada nesta segunda-feira por meio de comunicado oficial

Foto: Shutterstock
A China anunciou que adotará medidas de retaliação contra países que firmarem acordos comerciais com os Estados Unidos que prejudiquem seus interesses. O porta-voz do Ministério do Comércio afirmou que o governo chinês não aceitará negociações com terceiros que comprometam sua posição e que o país está preparado para defender seus direitos. A declaração foi divulgada nesta segunda-feira (21) por meio de comunicado oficial.
O governo chinês também enviou uma carta aos estados-membros da ONU para convocar uma reunião do Conselho de Segurança. A intenção é discutir o aumento das tarifas impostas pelos Estados Unidos e as ações que a China classifica como intimidação. O Ministério das Relações Exteriores da China declarou que os EUA devem interromper a aplicação de tarifas e abandonar a política de pressão máxima para que haja possibilidade de diálogo.
A resposta chinesa ocorre após a Casa Branca anunciar que poderá elevar as tarifas sobre produtos chineses para até 245%. O governo de Xi Jinping defende a preservação das regras do comércio internacional e do sistema multilateral. Segundo o porta-voz, a China está disposta a coordenar esforços com outros países para enfrentar práticas unilaterais e proteger seus direitos legítimos.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.