
Internacional
Google sob risco: Julgamento decide futuro da empresa
Ação judicial pode mudar o controle do Google sobre o mercado de pesquisas e navegadores

Foto: Pixabay
O Google inicia esta semana um julgamento decisivo que pode alterar sua estrutura de negócios. A partir desta segunda-feira (21), uma série de audiências avaliará uma ação judicial que pode exigir a venda do navegador Chrome.
O foco das discussões é a forma como o monopólio do Google no mercado de buscas pode ser quebrado. As audiências ocorrerão na Corte Distrital de Washington e devem durar três semanas. O caso foi movido pelo Departamento de Justiça dos EUA, que acusa a gigante de monopolizar o mercado de buscas pela internet.
O juiz federal Amit Mehta supervisiona o julgamento. Em agosto, ele determinou que os pagamentos de US$ 26 bilhões do Google para tornar seu mecanismo de busca padrão em dispositivos móveis e navegadores prejudicaram a concorrência. A decisão final sobre como dissolver o monopólio será tomada nas audiências.
A empresa já anunciou planos de apelar de uma possível decisão desfavorável. Lee-Anne Mulholland, executiva do Google, afirmou que o Departamento de Justiça age de maneira imprudente ao desafiar o Google. No mesmo tribunal, a Meta também enfrenta um processo antitruste relacionado às aquisições do Instagram e WhatsApp.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.