
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Turismo estrangeiro nos EUA recua após retorno de Donald Trump à presidência
Internacional
Turismo estrangeiro nos EUA recua após retorno de Donald Trump à presidência
Segundo o jornal The Washington Post, a continuidade desse cenário pode gerar perdas de até US$ 9 bilhões em receitas para o governo

Foto: The White House
O número de turistas internacionais que visitaram os Estados Unidos caiu 7,5% nos meses de fevereiro e março de 2025 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Desde a posse de Donald Trump para seu segundo mandato, em 20 de janeiro, foram registrados cerca de 4,6 milhões de visitantes, ante quase 5 milhões em 2024. Os dados são da Administração de Comércio Internacional, ligada ao Departamento de Comércio dos EUA.
Todas as regiões monitoradas apresentaram queda no fluxo de visitantes, com exceção do Oriente Médio e da Europa Ocidental, que cresceram 12,1% e 3,2%, respectivamente. A maior redução percentual ocorreu no Caribe, com recuo de 16,7%. Entre os países com maior volume de turistas, Reino Unido e Alemanha tiveram retrações de 14,3% e 28,2%. Em contrapartida, Brasil e Japão registraram aumento nas visitas, com alta de 6,1% e 3,6%.
A tendência de queda preocupa autoridades norte-americanas. Segundo o jornal The Washington Post, a continuidade desse cenário pode gerar perdas de até US$ 9 bilhões em receitas para o governo. A retração ocorre em meio a políticas migratórias mais rígidas e à nova postura do governo republicano frente à comunidade internacional.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.