
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Após internação, Papa Francisco visita prisão em Roma na Quinta-Feira Santa
Internacional
Após internação, Papa Francisco visita prisão em Roma na Quinta-Feira Santa
Pontífice argentino não pôde realizar o tradicional ritual de lavagem dos pés: "Este ano, não posso fazê-lo, mas posso e quero estar perto de vocês"

Foto: VATICAN MEDIA/ Divisione Foto
Ainda em processo de recuperação após ter sido internado por uma pneumonia bilateral, o Papa Francisco visitou nesta quinta-feira a prisão Regina Coeli, localizada no centro de Roma. A visita fez parte das celebrações da Quinta-feira Santa, informou o Vaticano.
Durante a passagem pelo local, o pontífice se encontrou com cerca de 70 detentos, além de integrantes da administração e funcionários do sistema prisional. Com frequência atento à realidade carcerária, Francisco permaneceu por cerca de meia hora na penitenciária situada no bairro de Trastevere, zona turística da capital italiana.
O local, que funciona em um antigo convento do século XVII, enfrenta problemas de superlotação e infraestrutura precária, sendo a maior unidade prisional de Roma. “Cada vez que entro nestes lugares, me pergunto: ‘por que eles e não eu?’ Vivo (a Páscoa) como posso”, afirmou o Papa aos jornalistas que o abordaram pela janela de seu tradicional Fiat 500.
Diferente dos anos anteriores, o líder da Igreja Católica não participou do ritual de lavagem dos pés, que remete ao gesto de Cristo com os apóstolos. “Este ano, não posso fazê-lo, mas sim, eu posso e quero estar perto de vocês. Rezo por vocês e por suas famílias”, declarou. Segundo recomendação médica, Francisco deveria manter repouso por dois meses antes de retomar a agenda completa.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.