
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Luisa González contesta reeleição de Daniel Noboa e denuncia "fraude grotesca" no Equador
Internacional
Luisa González contesta reeleição de Daniel Noboa e denuncia "fraude grotesca" no Equador
Candidata do partido Revolução Cidadã não reconhece os resultados eleitorais e acusa o governo de instaurar uma ditadura no país

Foto: Reprodução
A advogada e ex-deputada Luisa González, candidata à presidência do Equador pelo partido Revolução Cidadã — fundado pelo ex-presidente Rafael Correa —, contestou publicamente a reeleição de Daniel Noboa e classificou o processo eleitoral como "a mais grotesca fraude da história da República do Equador". A declaração foi feita após a divulgação dos resultados oficiais, que confirmaram a vitória de Noboa nas urnas neste domingo (14).
“Vou ser muito clara [...] nós não reconhecemos os resultados apresentados pelo CNE”, afirmou González em pronunciamento direcionado ao povo equatoriano, à imprensa e à comunidade internacional. Ela acusou o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) de colaborar com o que chamou de um regime autoritário e declarou que o país está vivendo sob uma ditadura. “Hoje mais do que nunca temos que estar unidos e vigilantes do que faz o que se diz presidente da República, porque o apoio popular ele não tem”, afirmou.
A denúncia veio à tona mesmo após uma pesquisa recente do instituto argentino Trespuntozero indicar que González teria vantagem na corrida presidencial. O levantamento, realizado entre os dias 4 e 7 de abril com 1.200 entrevistados, mostrava a candidata com 51,9% dos votos totais contra 46,7% de Noboa — uma diferença de cerca de seis pontos percentuais, dentro da margem de erro de 2,8 pontos. Apesar disso, o resultado final nas urnas contrariou as expectativas da pesquisa. Luisa González encerrou seu discurso conclamando seus apoiadores a “continuar na luta”.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.