Inscreva-se no Programa de bolsa e treinamento para estagiários em comunicação na Metropole>>

Sábado, 12 de abril de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Em meio à escalada de tensões, Irã e EUA se reúnem neste sábado para discutir acordo nuclear

Internacional

Em meio à escalada de tensões, Irã e EUA se reúnem neste sábado para discutir acordo nuclear

As negociações são conduzidas pelo chefe da diplomacia omanita, Badr al Busaidi.

Em meio à escalada de tensões, Irã e EUA se reúnem neste sábado para discutir acordo nuclear

Foto: The White House

Por: Metro1 no dia 12 de abril de 2025 às 08:01

Atualizado: no dia 12 de abril de 2025 às 10:05

Em encontro marcado para este sábado (12), autoridades do Irã e dos Estados Unidos se reúnem em Omã para discutir um acordo nuclear, em meio à escalada de tensões entre os dois países, com trocas de ameaças e acusações.

De acordo com o g1, as negociações serão conduzidas pelo chefe da diplomacia omanita, Badr al Busaidi. No encontro, a delegação dos Estados Unidos será liderada pelo enviado americano ao Oriente Médio, Steve Witkoff. Já o Irã estará representado pelo ministro das Relações Exteriores, Abbas Araghchi.

Os Estados Unidos tentam convencer o Irã a interromper ou restringir seu programa nuclear em andamento desde que o presidente Donald Trump retornou à Casa Branca este ano e impôs uma política de pressão máxima contra o Irã. Trump determinou uma série de sanções ao país para dificultar o avanço do programa nuclear iraniano.

Isso porque, o temor dos Estados Unidos é que o Irã desenvolva uma arma nuclear e, segundo a ONU, o país está próximo desse objetivo. O governo iraniano, por outro lado, nega a intenção de produzir artefatos do tipo e afirma que seu programa nuclear tem fins pacíficos e civis.

Analistas apontam que nenhum acordo geral é imediatamente provável, mas as negociações nunca foram tão arriscadas para essas duas nações, que se aproximam de meio século de inimizade.

Trump tem afirmado que pode atacar o Irã caso as negociações fracassem. O governo iraniano, por sua vez, declarou que responderá a qualquer agressão e admitiu que poderá buscar uma arma nuclear caso seja alvo de bombardeios dos Estados Unidos.
 

Outras notícias sobreInternacional